Eu trabalho com mídias sociais desde 2012. Ao longo desse tempo, pude ouvir várias pessoas, com diversos relatos diferentes a respeito do sucesso ou do insucesso de sua empresa ou marca na internet. Algumas, inclusive, declarando suas preferências e insatisfações. “Prefiro o instagram para vender”, “fulano disse que vende mais no facebook”, “eu exclui minha página porque não estava vendendo”, “criei um instagram porque dá para mostrar melhor as fotos dos meus produtos” e, muitas vezes seguindo de um MAS. “Mas não vi resultado”, “mas continuo sem vender” e por aí vai…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acredito MESMO que as mídias sociais são um canal excelente para vender e captar clientes, mas por que algumas pessoas não conseguem converter seus posts em vendas? O que é preciso fazer para conseguir vender nas mídias sociais?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se eu tivesse que resumir esse post em 2 dicas, seriam:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Não tenha preferência!
Conrado Adolpho, um empresário do Rio de Janeiro, autor do best-seller “Os 8 Ps do Marketing Digital” diz que “a melhor maneira de encontrar o seu cliente, é ser entrado por ele”. Antes de preferir uma página no Facebook ou um ig no Instagram, você precisa entender a sua persona e saber onde ela passa seu tempo na internet, então a escolha de à qual mídia levar seu negócio não tem que ser sua, mas do seu público.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Pare de vender!
Parece redundante, mas essa é a melhor forma de vender nas mídias sociais. Não venda! Você já parou para pensar que comprar é o último motivo que leva uma pessoa a ter uma rede social? Eles não estão lá para comprar, por que sua empresa estaria para vender?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então como vender nas mídias sociais sem vender? Produzindo conteúdo!
Preocupe-se com seu cliente. Dê dicas, mostre em que seu produto pode ser útil para ele, como usar seu produto no dia a dia, porque seu produto é bom… Atraia o seu cliente e conquiste a atenção dele. É isso que fará com que ele queira comprar da sua empresa e recomendá-la.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para finalizar, deixo uma frase de Simon Sinek, um dos palestrantes mais influentes da TED e autor do livro “Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram por que você faz isso”.

Compartilhe!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *