Ter um perfil comercial no Instagram nem sempre é sinônimo de ter um perfil profissional. Isso porque há configurações que fazem total diferença na “cara” do @. Alguns perfis, mesmo sendo comerciais, não transmitem profissionalismo, ao contrário, demonstram ser contas amadoras e acabam não transmitindo a credibilidade necessária ao usuário e potencial cliente.

Não é difícil sair desse amadorismo, basta ter alguns cuidados especiais e encarar o seu @ como uma extensão do seu negócio, um lounge da sua loja física ou aquele ambiente diferenciado da sua loja virtual; um espaço onde o seu cliente não vem apenas para comprar, mas para conhecer sua essência e a de seus produtos e serviços.

Primeiro Detalhe

Seu nome de usuário é o que dirá ao seu cliente quem você é. O @ é o RG do negócio no Instagram, se ele não se comunica de maneira correta, dificilmente atrairá cliques para o perfil.

Um bom nome de usuário precisa:

  1. Ser objetivo; Quanto mais curto, melhor.
  2. Evitar excessos; Números e caracteres não são aliados nesse momento. Teste todas as possibilidades antes de optar por usar ponto ou underline.
  3. Ter clareza; Cuidado para não confundir o cliente! Quando você lê seu nome de usuário, consegue identificar sobre o que é o seu negócio? A mensagem está clara?

Lembre-se: A primeira informação que seu cliente lê em seu perfil é o nome de usuário. Apresente-se bem!

Segundo Detalhe

E por falar em profissionalismo, é necessário chamar atenção para esse segundo detalhe. Se seu ig não é uma conta comercial ainda, converta-a agora, de preferência. Essa é uma das maneiras mais evidentes de mostrar ao cliente que este é um @ profissional. Inclusive, há muitas vantagens em fazer essa conversão. Sendo business, você pode oferecer botões de contato cliváveis, ter acesso às métricas do seu perfil (atividade, visitas, engajamento, público alvo…), especializar sua conta por categoria e muito mais.

Terceiro Detalhe

O terceiro detalhe, podemos classificar como uma ponte com o primeiro. Assim como o nome de usuário, a biografia é o espaço mais importante do seu perfil. Responda com sinceridade:

  1. Você está aproveitando esse espaço para apresentar sua marca/negócio?
  2. Considera que sua bio tem informações suficientes? Ou acha que tem pecado por excesso?
  3. Já pensou em usar @ ou # estrategicamente para melhor divulgar seus perfis?

Quarto Detalhe

Outra coisa muito importante, o quarto detalhe da nossa lista, é a organização do feed. Um feed organizado é uma verdadeira vitrine virtual para o seu negócio; essa é uma das principais estratégias para fazer seu Instagram crescer organicamente e aumentar suas vendas. Nesse ponto, minha dica de ouro é: faça o Curso Feed Organizado, da Cláudia Rodrigues. Nele, você aprenderá estratégias fundamentais para organizar seu feed e transformar seu negócio em um empreendimento de sucesso através do Instagram.

Leia também: Feed Organizado: Frescura ou Estratégia?

Quinto Detalhe

O uso dos stories é uma ferramenta e tanto para o seu negócio! Fazer story com frequência é outra maneira muito eficaz de atrair visitas para o seu feed, aumentando o engajamento e a probabilidade de captação. Ao explorar os stories, você pode fazer chamadas para ação sempre que houver novos posts (convidando seu público a visualizar e interagir com o conteúdo), mostrar bastidores da sua produção/dia-a-dia da empresa (ótima forma de estreitar a relação negócio X cliente), realizar enquetes e questionários, conversar com o público e tudo o mais que a sua criatividade permitir.

Sexto Detalhe

Os destaques são o melhor espaço do feed para um insta comercial. Aliás, aqui está a grande sacada para quem oferece diversos tipos de produtos/serviços. Ao contrário do feed, nos destaques há a possibilidade de organizar o conteúdo por categorias. Explore seus destaques de forma estratégica e faça uma descrição organizada por pastas dos produtos/serviços que seu negócio oferece.

Coloque em prática esses seis detalhes, com 20 minutinhos você consegue revisar sua conta e fazer as alterações necessárias. São atitudes que farão total diferença no engajamento e no crescimento do seu perfil e consequentemente do seu negócio.

Ah, e realmente vale muito a pena fazer o Curso Feed Organizado. Embora essenciais, esses detalhes são o mínimo do que você pode fazer por seu negócio no Instagram. No curso, você não vai aprender somente organizar seu feed; ele te dará toda estrutura necessária para potencializar suas vendas e fazer seu Instagram crescer. E comprando o curso através da minha indicação, clicando nesse link, além dos bônus e dos benefícios que a Cláudia oferece, você terá direito a participar do MGO! – meu grupo de mentoria online -, tirar dúvidas comigo, receber minha ajuda, dicas úteis e materiais exclusivos para auxiliar seu aprendizado e seu plano de ação.

Esse artigo foi útil pra você? Deixa aqui nos comentários qual é o seu @ para que eu te visite no Instagram e veja quais mudanças você já fez. E se tiver alguma dúvida, pode escrever também. Será uma honra contribuir!

Compartilhe!
0